Remar no mar, no rio, na lagoa..

Remar no mar, no rio, na lagoa.. sem rumo.. sentindo a brisa do vento, contemplando as lindas paisagens; Relaxar e melhorar o corpo e a mente ? Vem para o mundo da Canoa Polinésia !
Criada no triângulo polinésio, conjunto de ilhas do Pacífico, a canoa Havaiana - canoa Polinésia ou Va'a, como também é conhecida - se tornou uma prática esportiva muito procurada pelas pessoas que gostam de aventura.
A canoa havaiana é uma atividade física cuja estrutura principal é ser uma embarcação a remo, com um flutuador lateral que dá estabilidade aos praticantes. Existem alguns tipos de canoas, variando de acordo com os números de lugares, sendo desde individual (OC1), duplas, de quatro lugares, as mais tradicionais, de 6 lugares. Também têm os chamados catamarãs, que são a junção de duas canoas de 6 lugares, formando uma embarcação de duplo casco com 12 lugares.
A canoa havaiana exige foco e equilíbrio nas remadas para evitar sobrecargas físicas desnecessárias. Quando praticada em grupo, a atividade exige dedicação, paciência e companheirismo, para a execução em sincronia dos movimentos. Isso faz com que o esporte também seja uma ótima forma de ampliar as relações interpessoais.
Já em relação aos benefícios físicos, a canoa havaiana atua na perda de peso, melhora o condicionamento, tonifica os músculos e ajuda na flexibilidade. A canoa havaiana proporciona ganho de qualidade de vida, já que muitas vezes a prática acontece bem cedinho, com o sol nascendo. 
O mar, as lagoas e os rios são, logicamente, os ambientes mais procurados e indicados para praticar a canoa havaiana. Porém, a atividade pode começar a ser desenvolvida em clubes ou núcleos de canoa, onde o esporte passa a ser mais recreativo e menos competitivo. Além disso, para quem não vive em locais à beira d'água, as academias de musculação e de CrossFit possuem aparelhos de remada que imitam os movimentos do esporte.
O movimento de remo da canoa é muito específico, gira-se muito o tronco, usa-se um lado de cada vez. Porém, vale ressaltar que um profissional qualificado consegue adequar a realidade da academia para algo bem próximo da remada da canoa havaiana.
O esporte é considerado eclético, agregando homens, mulheres, crianças, e idosos. Não é necessário saber nadar uma vez que a escola oferece treinamento e colete salva vidas.